O primeiro notebook do mundo e sua evolução

Dia desses estava eu comentando sobre como as coisas estão caras, como por exemplo, com 1 real não se faz absolutamente nada, quando a uns 13 anos atrás se pegava um ônibus com 70 centavos por exemplo, e com 4 centavos podia comprar um pão francês na padaria.
Pois bem, em compensação nota-se que os preços relacionados a computadores simplesmente despencam a cada ano que passa, e um bom exemplo disso são os notebooks.
Já foi postada uma matéria aqui no Bit Blogs sobre “O que comprar notebooks ou computadores” e talvez com esta matéria possa se entender o porquê, hoje mesmo com os notebooks saindo mais caro que um PC, ainda sim seu custo é baixo.

Sempre me interessei em saber a origem das coisas, e hoje me peguei pesquisando sobre notebooks, e farei uma matéria sobre um pouco do que li e aprendi.

O primeiro Notebook surgiu em 1981 foi o Osborne, seu criador Adam Osborne comandava uma editora de livros técnicos, lançou o que hoje se considera o primeiro computador portátil da História.Apesar de ser portátil, a belezura pesava 12 kg, tinha uma tela de 5 polegadas, e custava US$ 1795. O objetivo de Osborne era construir uma máquina que coubesse debaixo do assento de um avião. (E ele conseguiu)A máquina de Osborne teve boas vendas (aproximadamente 10 mil unidades por mês) enquanto foi monopolista. Com a entrada de competidores no mercado, a Osborne computadores foi à falência em 1983.

Acontece que antes disso, em 1979, foi criado Compass GRiD 1101, ele foi desenvolvido em 1979 porém vendido 3 anos depois.
Levando em conta que surgiu antes do Osborne, não podemos negar que era uma maravilha para a época.
A grande limitação do Grid foi o alto custo dos softwares desenvolvidos para este hardware, que custavam de 8 a 10 mil dólares, por isto mesmo ficaram restritos a alguns poucos aplicativos altamente especializados.




Depois disso a Compaq, a Epson, Kyocera, a Fujitsu, a Sony, a NEC e a Toshiba, logo lançaram modelos que levaram a concorrência entre americanos, japoneses e europeus a um rápido desenvolvimento dos notebooks.
Em 1984, a IBM lança seu primeiro portátil, o IBM 5155; as dimensões eram similares às do Osborne 1, mas o 5155 tinha impressionantes (para a época) 256 kB de RAM.




De 1990 para cá, a evolução dos notebooks foi tão grande que passou a acompanhar de perto a evolução dos desktops. Os crescentes ganhos em desempenho de CPU e o preço declinante dos componentes e aplicativos para notebooks são tão comuns como para desktops.

Uma coisa é certa, o "futuro" estes que víamos nos filmes chegou, e chegou mais rápido do que imaginávamos... Acompanhando a velocidade como as coisas evoluem e como continuam a evoluir só nos resta esperar para ver e crer.

O que mais está por vir?

1 Pitacos:

Anônimo disse...

A PERSEPCÃO DESSA PESQUISA ME AJUDOU A ENTENDER MAS COMO A TECNOLÓGIA VEM AVANÇANDO .
E APRIMORARA MEUS CONHEÇIMENTOS , E ASSIM PODER DIAGNOSTICAR UMA SIMPLES PERGUNTA:
- O QUE MAS PODERÁ NOS SURPRIENDER?

Postar um comentário